Olá,Eduardo Antecipe tendências e aprofunde-se nos temas mais relevantes para as marcas com a Winnin News.
CULTURE TRENDS
Beleza no TikTok
Em 2024, o TikTok consolidou sua posição como líder crescente no segmento de beleza, alcançando uma participação de 26,7% entre as principais plataformas de vídeo. Um salto impressionante em relação aos 14,6% registrados em 2023, de acordo com levantamento da Winnin.
Esse crescimento de quase 83% mostra como a plataforma tem se tornado um espaço relevante para marcas e influenciadores do setor. Inclusive, três marcas brasileiras de beleza estão redefinindo o jogo ao transformar tendências em conexão genuína com a audiência por lá:
Melu traduziu a estética vibrante da Geração Z em uma identidade que vai além do visual – sua comunicação reflete autenticidade e personalidade, desde a escolha de influenciadores ao design das embalagens.
Vizzela consolidou sua presença ao ouvir o público e responder com produtos acessíveis, inclusivos e alinhados com valores contemporâneos, como veganismo e cruelty-free.
Océane acelerou seu crescimento ao unir a tendência da beleza coreana ao poder do UGC, conquistando credibilidade e desejo em tempo recorde.
O que podemos aprender com essas marcas?
O TikTok não é apenas sobre viralizar, mas sobre criar relevância cultural. As marcas que dominam a plataforma são aquelas que entendem seu público e transformam essa escuta ativa em estratégia. No fim, o Share of Attention não se compra – ele se constrói.
TRENDS TO WATCH
UGC no Super Bowl
O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) acaba de atingir um novo patamar. Após nove anos, a icônica campanha “Crash the Super Bowl” da Doritos está de volta, trazendo um prêmio de US$ 1 milhão para o vencedor e a chance de brilhar na final da NFL, um dos maiores eventos de futebol e mídia do mundo.
Nesta edição, os vídeos finalistas contam com a participação de jogadores do Kansas City Chiefs e do mascote KC Wolf, mas o grande destaque é o poder da comunidade. O público pode votar em seu comercial favorito até 28 de janeiro, e o grande vencedor será anunciado em 3 de fevereiro, dias antes do Super Bowl LVIX, que acontece em 9 de fevereiro.
(Clique nas imagens para assistir aos vídeos)
A volta da campanha reforça uma tendência: o UGC não é mais apenas sobre viralizar nas redes sociais — agora, ele pode se tornar algo muito maior, como um comercial de TV.
Marcas estão cada vez mais apostando no envolvimento do público para criar campanhas autênticas e altamente engajadas. Inclusive, essa foi uma das nossas apostas de tendência para 2024 no Winnin NXT, que se concretizou muito fortemente.
A pergunta que fica: quais serão as próximas marcas a transformar conteúdo de fãs em campanhas de alto impacto?
MARCAS EM AÇÃO
Um hidratante misterioso
A Garnier, gigante francesa de beleza, acaba de fazer uma aposta ousada no mercado brasileiro, a fim de desmistificar a ideia de que apenas peles secas precisam de hidratação.
A marca vai enviar 100 mil hidratantes para micro e nano influenciadores, visando popularizar o uso do produto, especialmente entre os brasileiros de pele oleosa. O curioso disso tudo, é que os influenciadores que receberam ficaram surpresos, pois não sabiam o porquê de serem contemplados com o mimo.
Será que essa ação pode influenciar nos resultados da marca? É bem provável que sim, afinal, tem todos os elementos para isso:
Conexão autêntica: esses pequenos influenciadores possuem um público fiel e engajado, que confia em suas recomendações.
Alcance segmentado: ao trabalhar com diversos nano influenciadores, a Garnier conseguiu atingir um público mais específico e nichado.
Com a campanha, a marca ganha:
Aumento da visibilidade: Garnier pode aumentar sua relevância e se consolidar como referência em cuidados da pele brasileira.
Criação de uma comunidade: a interação com os influenciadores e seus seguidores fortalecerá o relacionamento da marca com o público.
(Clique nas imagens para assistir aos vídeos)
O melhor de tudo: quem postar tem a chance de ser sorteado com R$100 mil e um convite para integrar o time de embaixadores da marca.
A ação, que estourou no dia 11 de janeiro, já conta com quase 200 conteúdos sobre o hidratante e uma média de 500 mil visualizações por vídeo, de acordo com levantamento da Winnin.
Curiosamente, a marca focou no TikTok, mas o conteúdo acabou reverberando em outras plataformas. Nossos dados mostram que, pelo menos, 25% dos vídeos estão no YouTube e no Instagram.
Em 2025, o UGC ainda vai evoluir para um lugar diferente do que vemos hoje (você se lembra da edição #128 da Winnin News, em que falamos da Ambev fomentando o UGC através de vídeos de ASMR?).
Esperamos ver muita coisa ainda.
Top 5 insights pra quebrar o gelo💡
Chega daquele silêncio constrangedor enquanto as pessoas chegam na reunião:
5 insights da semana para você abrir o papo com conteúdo.